Bolo de Cenoura com Café preto.

Bolo de Cenoura com Café preto.

Páginas

domingo, 25 de agosto de 2013

Em geral, o meu café da manhã.

Hoje, impulsionada pela vontade de documentar minha refeição matutina, ponho aqui o que comi. Este café da manhã não tem uma relação direta com as minhas origens, mas traz alguns itens de um café nordestino. No entanto, já é uma refeição alterada. Alterada porque depois de seis anos morando em quatro lugares diferentes (Aracaju, Florianópolis, Rio de Janeiro e Barcelona), fora a quantidade de lugares (Já perdi a conta) para os quais viajei durante esses anos, o café nordestino, do meu dia-a-dia de Aracaju, jamais poderia ficar intacto. Desse modo, vamos a algumas explicações.

Todos os dias, quando eu acordo, me desperto, vou direto comer. Em geral, acordo com uma fome miserável e preciso comer urgentemente. Em geral, meu "desayuno" tem café preto, nada de leite, pães, queijo e outra coisa. Pode ser presunto, ovos, ou galletas de arroz com geleia, quando tenho vontade de comer algo doce. Hoje era o dia do salgado, então fiz a opção pelo prato seguinte.


Esse aqui é o resultado final do prato que preparei. Temos uma xícara de café, pães com azeite, ovos mexidos, queijos, calabresa, tomares. Desses itens apresentados, aqueles que fazem parte do café da manhã sergipano, ou no mínimo do café da manhã da casa da minha vó, são o café preto, os pães e os ovos. O café preto e os pães nós comemos sempre, todos os dias, sem discussão. Todo dia meu võ desce até a padaria para comprar os pães que vamos comer naquele dia. E, eu sempre como cerca de dois pães toda manhã. O mesmo com o café. A diferença é que na casa do meu võ, sergipano de Simão Dias, o café é solúvel. Os ovos é que não comemos sempre. No lugar deles, substituímos, as vezes, por macaxeira cozida, cuscuz, inhame, e alguma outra coisa que não lembro. A propósito o tradicional café nordestino, voces podem ver aqui, neste enlace http://cuscuznapanela.blogspot.com.es/2009/09/domingo-pe-de-cachimbo.html.

A diferença viria porque neste prato temos tomates cortadinhos e salame. Nem sempre tem salame no café da manhã lá de casa, da casa da minha mãe. Só mesmo quando meu pai vem da feira e deixa alguns na geladeira e eu sempre sorrateira surrupio. Em geral, no lugar do salame temos presunto cozido. Mas os tomates seria um elemento raro em nosso café. Eu o trouxe aqui, porque desde que vim morar na Europa não consigo mais viver sem tomates. Aqui em Barcelona, como em boa parte da Espanha, comemos muito Pan Tomáquet, como podem ver neste enlace http://cuscuznapanela.blogspot.com.es/2013/04/pan-tomaquet.html. As pessoas cortam o pão, besuntam de sumo de tomate e recheiam o pão da forma que melhor lhes convier. Eu fiquei tão apaixonada por esse procedimento, que sempre mantenho os tomates dentro de casa para poder ter um Pan Tomáquet a qualquer hora do dia, quando der vontade. Mas hoje, não segui com o pão do jeito que os catalães gostam. Os tomates estavam somente fatiados. Procurei seguir o exemplo da forma como os ingleses preparam o seu café. A experiencia que eu tive com o British Breakfast foi a de tomates cortados ao meio e mais ou menos tostados, ao lado dos cogumelos e dos ovos fritos.

Quando estive na Inglaterra, a forma como eles comem realmente me cativou ao ponto de a disposição dos alimentos no prato estar muito parecido com os pratos de Breakfast que eu comia nos restaurantes e padarias. Neste prato, no entanto, não temos os tomates tostados e eles estão em rodelas. A minha intenção ela colocá-los no meio dos pães, besuntados com azeite e um pouco de molho shoyo.



Ingredientes para este café simples:
Um ovo.
Quatro fatias de queijo. Usei Mezcla Curado.
Um tomate.
Duas rodelas de salame.
Dois pães de fõrma.


Os procedimentos utilizados para o café eu não registrei porque são muito fáceis de fazer.  É só separar uma parte dos itens acima e dispor no prato, como mostro na figura 1. O que me interessa aqui é mostrar como mesclamos nossos ovos.

Aqui na Catalunia, o costume é de fazer "Huevos Revueltos". Eles pegam cerca de dois ou tres ovos, batem a gema com a clara juntos, em um recipiente separado e, como um omelete, dispõem a mistura em uma frigideira com azeite. Em geral, não usam manteiga para nada. Até para os ovos, o uso é de azeite. O resultado visual dos huevos revueltos é algo parecido com uma panqueca. Quase nunca os ovos são só ovos. Em geral, são ovos com frango, com batatas, com brócolis, etc.

Nosso ovo aracajuano, do nordeste brasileiro, tem só ovo, manteiga e sal. Dispomos de uma frigideira quente e um pouco de manteiga.


Quando está um pouco derretida, acrescentamos uma pitada de sal e colocamos o ovo. Depois, mesclamos sem parar.


O resultado é esse aí. Uma mistura de cores. Meio branquinho, meio amarelinho, gema e clara se misturam de uma forma disforme, meio desorganizada, mas ainda assim, muito saboroso. Pronto para ser comigo com pães, tomates, queijos e salames, e uma aromática xícara de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário