Bolo de Cenoura com Café preto.

Bolo de Cenoura com Café preto.

Páginas

domingo, 25 de agosto de 2013

Benditos Crepes

Na semana que fiz esses crepes, receberia uma visita de uma pessoa querida. Pablo é um espanhol que eu conheci no Rio de Janeiro. Embora sua residëncia seja no Brasil, quando tem férias de suas atividades sempre dá uma passadinha pela Península Ibérica, a fim de rever sua família. Conheço o Pablo há dois anos. No primeiro ano de amizade, eu o via sair do Brasil em direção "além mar" para visitar sua família. No segundo ano de amizade, e desde que vim morar em Barcelona, sempre o vejo quando ele está "além-mar". Bom, sempre, sempre não, porque no final só foram duas vezes. Duas vezes de férias e duas vezes de visitas. 

Da primeira vez que encontrei o Pablo aqui na Espanha, foi em Madrid. Me fez o convite de passar dois tres dias na cidade, passear e sair de festa. Quando isso aconteceu, era fevereiro, e chegava a fazer frio de 0 graus, durante a noite. No entanto, apesar da indisposição climática, que era grande, ele sempre se esforçou para me fazer comer o que na Espanha se tem costume de comer. Então, digamos que desfrutei bastante do Jamón, dos queijos, dos vinhos, das massas e comidas asiáticas, e mais do que tudo, do Churros com Chocolate. Assim, que chegamos em Madrid, meu amigo insistiu muito para que eu comesse o famoso Churros com Chocolate, como Desayuno. A ideia era que só fizéssemos isso uma vez, no primeiro dia. Mas digamos que o Churros e seu companheiro imbatível se tornaram nossos maiores companheiros naquelas manhãs frias de fevereiro. Bom, no meio do ano o Pablito estaria de volta e fiquei na ganas de preparar alguma coisa que ele pudesse gostar. Havia me dito que a visita seria pela manhã, por volta das 10h00 e me ocorreu que um café, um desayuno seria o melhor que eu poderia oferecer.

Daí que, Marcela com toda sua boa vontade compra um livro de receitas "El gran libro de la Cocina Española" para saber o que se come no café. Lá estava que, em geral toma-se café, té, ou chocolate, na xícara, tal qual tomamos, Pablo e eu, quando estivemos em Madrid. Até aí, tudo bem. O problema todo era que junto à bebidas, rolaria uns pães, ou croissant, ou churros. Bom, churros, excelente notícia, mas como eu faria churros?, pensei. Buscando em um sítio da Internet achei uma receita simples de churros para alegrar meu coração, mas ela me oferecia dois impedimentos. O primeiro era o fato de que eu teria que... fritá-los. Ui! Detesto fritura em grandes quantidades. Eu frito ovos, mas é sempre com manteiga e bem rapidamente. Fritar churros implicaria um cheiro de óleo por toda a parte, além daquele aspecto um pouco brilhante na comida que me incomoda muito. O segundo impedimento era o fato de que eu precisava de um bico especifico para colocar a massa e sair daquele jeito compridinho e com um furinho no meio. "Bom, veja só, não farei um churros de qualquer jeito. Não posso seguir adiante sem o furinho no meio para rechear...". E assim, decidi, alegremente, que aquela vez não seria a vez que eu serviria a alguém um Churros produzido na minha cozinha. A solução desse modo era trabalhar com substitutivos. Poderia usar bolos, tortas, galletas, etc. Mas eu não dispunha de nenhum destes em grande quantidade para encher a minha barriga e de um homem com mais um 1 metro e 80. Com o que tinha em casa, de ingredientes, só dava para fazer... Crepes! Claro, crepes!

No mesmo livro de cozinhas, que propunha churros com chocolate, pesquisa os ingredientes do Crepe e esquentei a frigideira. A ideia era faze-los de dois tipos. Um salgado, ou salgadinho... e outro doce. Em vez de churros com chocolate, pensava em servir Crepe com Chocolate. E assim, segui.



Essa é uma foto do meu primeiro crepe. Está aí, a massinha pouvilhada com Salsinha e recheado com folhinhas de rúcula, azeitonas e tomates frescos. Ele ficou bem saboroso, perfumado, e prático. Embora tenha esse brilhozinho aí do excesso de azeite, que tanto me irrita. Como foi minha primeira vez, perdoada estou!


O segundo, então, foi o Crepe mais esperado da manhã, o Crepe de Chocolate, que deveria substituir o Churros. Com a massa aberta, ainda na panela, recheei com Nutela, em grande quantidade, e dobrei a massa em tres partes. Ao retirar do fogo, polvilhei com Chocolate em pó. Uma parte do pó derreteu e a mescla do chocolate derretido com a parte em pó ficou assim.

O resultado dessa minha experiencia, de satisfazer um desejo do outro foi, "Muyyyyyy rrrrrriiiiico, Marcela. Mas eu acho que em vez de fazer um café espanhol, vocë fez um café da manha frances". "Hãn? Não entendi...". Bom, é que o Crepe é frances!!"

Na minha ansia de produzir um café da manha, tipico de uma região, e por não dispor dos aparatos suficientes, para seguir a regra da alimentação, propus adaptações. Adaptações que, no entanto, feriram a o hábito de um prato típico, espanhol. Eu com minha mente brasileira, sem entender muito bem as particularidades das vidas de outras gentes, cometo uma gafe. Veja que coisa! Mas no fim, tudo ficou bem. Os crepes ficaram gostosos, uma delícia na verdade e eu aprendi, que embora, tenhamos o costume de comer após levantar, alguns mais cedo outros mais tarde, comemos de formas diferentes, alimentos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário